sexta-feira, 29 de junho de 2007

CM 2007 - A viagem

Escrevo do avião indo de Frankfurt para Pequim, é dia 28 de junho, às 23h, horário local. É uma experiência impressionante estar neste vôo com maioria absoluta de chineses. Nosso grupo parece uma gente estranha no meio deste povo de olhos puxados, mas no fim das contas nós é que nos surpreendemos com algumas coisas. Logo que o sinal de soltar os cinto de segurança apareceu grande parte dos chineses levantou-se e começou a socializar uns com os outros. Não é um vôo tão longo, apenas 8 horas, mas eles pareciam não se agüentar nas poltronas. Será que existem tantos chineses sanguíneos assim? Isto para mim foi uma completa surpresa. Depois que o jantar foi servido a tripulação começou a oferecer produtos do free shopping dentro do avião, coisa normal em muitos vôos internacionais, mas foi engraçado vê-los fazendo comércio, parecia que eu estava de volta a R. da Alfândega no Rio.,.

Nossa viagem até aqui tem sido muito boa, embora cansativa. Nosso avião partiu do Galeão, quarta (27), com apenas meia hora de atraso, e levando a Milena como o pé quebrado (uma nota de destaque para ela que quebrou o dedinho no sábado mas não desistiu de viajar. As “Saras” também são guerreiras!). Em São Paulo ganhamos o acréscimo de cinco paulistas. De São Paulo para Frankfurt fizemos aproximadamente doze horas de vôo. Voamos Varig (Varig Varig Varig!) e fomos servidos por uma comissária “japinha” extremamente agradável. No meio do vôo eu a cumprimentei por seu serviço:

- Você está fazendo um excelente trabalho. Você é muito gentil, muito obrigada mesmo por facilitar nossa viagem desta forma.
- Ah, muito obrigada – ela respondeu meio encabulada.
Daí há alguns minutos ele voltou:
- Muito obrigada por suas palavras. Isso é um incentivo pra gente porque a gente está se esforçando muito para atender bem aqueles que tem preferido voar conosco – garanto a vocês que não era a resposta estilo “cara de paisagem”, eu percebi que ela estava mesmo comovida.

Fiquei pensando como às vezes palavras de reconhecimento, que são tão simples de se dizer, podem fazer tão bem a uma pessoa. Desejo me esforçar para reconhecer mais o trabalho dos outros, especialmente daqueles que estão me prestando um serviço. Servir bem é um talento.

Chegamos em Frankfurt, quinta (28) às 15h05, horário local. Bem, é claro que com um grupo tão grande as confusões acabam acontecendo. Éramos 18 pessoas para passar pela imigração (sendo entrevistados em inglês) pegar bagagem e sair pela alfândega. Superados alguns estresses, saímos para a área comum do aeroporto e encontramos as quatro meninas que chegaram pelo vôo que partiu de Recife. Através delas descobrimos que o pessoal que saiu de Fortaleza e que deveria ter encontrado com elas em Lisboa havia perdido a conexão em Portugal e estavam vindo para Frankfurt num vôo que partiu de Lisboa mais tarde e provavelmente chegaria no aeroporto alemão bem em cima da hora de embarcar para Pequim, nossa última escala antes de Busan, Coréia. O jeito foi fazermos nós todos, os “cariocas”, os “paulistas”, e os “recifenses” o nosso check in e ficarmos torcendo para que os “cearenses” conseguissem chegar a tempo de tomar o mesmo vôo que nós.

Enquanto isso, precisávamos comer e foi fácil achar um restaurante “brasileiro” com comida bem familiar no aeroporto. Como não tinha cheddar, e para não arriscar, eu pedi um Mc chicken mesmo (rssss). Já quase na hora de embarcarmos encontramos os “cearenses” fazendo o check in na Air China. Perfeito! Nosso grupo enfim estava formado para a viagem. Somos 28 a caminho da China e depois Coréia do Sul. Chegando lá encontraremos mais duas obreiras que fizeram rotas alternativas e enfim poderemos dizer que o grupo está completo. Nossa comitiva apresenta-se com 30 pessoas entre obreiros e universitários representando o ministério no Brasil.

Agora eu vou tentar tirar um cochilo e torcer pra ter um sonho tão divertido como o que tive no trajeto São Paulo – Frankfurt, mas esta história eu conto em outro post.

Uma coisa eu sei. Todos nós que estamos dentro deste avião indo para a Campus Mission 2007 estamos sonhando com coisas muito especiais para o Brasil, para o Alfa & Ômega, para nós mesmos. Queira Deus que saibamos submeter nossos sonhos aos Dele! Se assim for, serão sonhos/planos de paz, de fazer prosperar, de dar uma esperança e um futuro. (cf Jr 29)

********************************************************************************

Dia 30, 0h30, dá pra perceber que não tive oportunidade de postar antes o texto acima. Já chegamos a Busan, nos instalamos no hotel e já fomos inclusive a um supermecado. Imagine escolher produtos que você não conhece com tudo escrito com caracteres coreanos! É uma aventura a parte que eu prometo contar em breve.

Agora vou dormir. Estamos 12 horas a frente do Brasil, onde ainda é dia 29. Que mundo doido!